terça-feira, 5 de maio de 2009

Assistente Virtual. Como funciona ?

Tenho recebido muitas mensagens por e-mail de pessoas querendo conhecer a atividade de Assistente Virtual. Por isso decidi escrever o artigo abaixo. Espero que possa ser esclarecedor. Boa leitura!

A idéia de trabalhar por conta própria em sistema de home office já é um conceito que se torna cada vez mais popular. Para aqueles que querem se tornar independentes, trabalhar por conta própria ou apenas para complementar sua renda, esta é uma grande oportunidades que dependendo da dedicação pode se tornar um grande negócio.

Uma das atividades que vem ganhando grande destaque nos últimos anos é a de Assistente Virtual. Nos Estados Unidos há aproximadamente 2.000 pessoas que já trabalham em casa. Espera-se que este número continue a crescer, sobretudo nesse difícil momento de crise, onde milhões de pessoas já perderam seus empregos.

A idéia de outsourcing ou terceirização de tarefas administrativos para pequenas empresas começou nos anos 70. Em 1992 Stacy Brice começou a trabalhar como secretária free lancer para pequenas empresas e profissionais liberais. Stacy percebeu rapidamente que acabara de criar um novo nicho de mercado e que seria mais eficaz expandir seus serviços para várias empresas. Em 1996, a idéia de ser uma assistente virtual tornou-se oficial.

Não somente Stacy Brice continuou a criar um modelo que fosse eficaz para vários setores de atividades, mas começou também a promover o suporte virtual através de uma criação de vários portais. Em um período de apenas dois anos, a pequena consultoria de prestação de serviços criada por Stacy transformou-se de um pequeno escritório para a uma grande agencia de Assistentes Virtuais.

Em 1998 surgiu a primeira associação global de assistentes virtuais as.well. as. Em apenas dez anos o suporte virtual cresceu consideravelmente não só nos Estados Unidos, mas também se expandiu para o resto do mundo. O conceito de complemento de renda passou a ser uma grande oportunidade de negócio.

Quando se fala em trabalhar pro conta própria e em casa, a primeira idéia que vem a cabeça é flexibilidade de horário, porém engana-se quem ache que o assistente virtual terá esta facilidade. Para se ter uma idéia alguns assistentes virtuais trabalham de doze a quatorze horas por dia, para entregar um projeto dentro do prazo estipulado por seus clientes. Por isso a palavra de ordem é disciplina. Um assistente virtual é uma atividade que requer muita disciplina e organização. Não é a toa que 90 % dos assistentes virtuais possuem em seus currículos nada menos do que uma bagagem de no mínimo 15 anos como Secretário(a)s Executivo(a)s e que já passaram por de grandes companhias, atendendo aos mais exigentes executivos de renomadas multinacionais.


Devido a grande crescimento dessa atividade e da grande demanda por parte das pequenas empresas houve a necessidade de se criar padrões na qualidade de atendimento, para que esta nova atividade pudesse se tornar o mais profissional possível.


Alguns critérios precisam ser seguidos antes de iniciar esta atividade. A primeira coisa que você precisa decidir é de que forma você pretende trabalhar será em tempo integral ou meio expediente, ou seja, isso será sua atividade principal ou apenas uma complementação de renda?

O ideal é começar como uma atividade paralela a sua atividade atual, neste caso isso deve ser informado aos seus clientes. Dessa forma fica mais fácil identificar se realmente é isso que você quer.

No Brasil esta atividade está só no começo e a boa notícia é que há espaço para todos. Não custa tentar.

Boa sorte!

http://www.status.adm.br/

8 comentários:

  1. Texto escrito de forma clara e objetiva. Gostaria de trabalhar nesta área como faço?
    suzetediniz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Excelente e o mais conciso que encontrei. Sou secretária executiva e docente em secretariado, vamos realizar uma Mostra da profissão e suas atuações, vou inserir a atuação de secretária virtual.
    Muito bom, parabéns.

    Mdayaf

    ResponderExcluir
  3. Estou disponível no mercado de trabalhoe gostaria de trabalhar como um assistente virtual,como faço?Tem alguma empresa que pode me dar uma oportunidade,mediante o envio do meu curriculo?

    ResponderExcluir
  4. como faço ??tiagofiore@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Texto muito bem feito e de ótima qualidade.

    Comentei recentemente sobre o assunto de assistente virtual e Knowledge Process Outsourcing. Um tendência que já é realidade no Brasil.

    http://freenaweb.blogspot.com/2011/08/assistente-virtual-personal-assistant.html


    Abrs,

    Jean Silva

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Muito util o texto!!!!

    Gostaria de saber qual o primeiro passo a ser dado, por quem tem interesse nesta atividade? Melhor, o que devo fazer para me tornar um Assistente Virtual?

    Att,

    Rejane Almeida

    ResponderExcluir
  7. Como fazer?
    ritacmessias@gmail.com

    ResponderExcluir